NOSSA HISTÓRIA

A  Associação  dos  Engenheiros  Ferroviários  no  Estado  de  São  Paulo – ASSEF foi fundada em 20 de maio de 1954 sob o  nome  de  “Associação  dos  Engenheiros  da Estrada    de    Ferro   Sorocabana”,   pelo   Engenheiro   WALFREDO   REBELLO   DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI.

Com  a  formação  da  FEPASA  em  1971 (decreto nº 10.410 de , 28/10/1971),  produto  da  união   das   cinco   ferrovias  Paulistas,   quais   sejam:   “Estrada   de   Ferro    Sorocabana;   Estrada    de   Ferro Araraquarense;  Estrada  de  Ferro  São  Paulo  Minas;  Estrada  de  Ferro  Mogiana  e  Companhia Paulista de  Estradas  de  Ferro;  criou-se  a  necessidade  de  se  unir  as Associações  de Engenheiros  existentes”,  até  que,  em março de 1.979 foi criada a “ASSEF – Associação dos Engenheiros da FEPASA”.

Na gestão  do Governador  Mário Covas, fruto  de uma negociação da dívida do Estado de  São  Paulo  com  o  Governo Federal, a FEPASA  foi  federalizada  passando  a  ser  Malha  Paulista  da  Rede  Ferroviária  Federal –  RFFSA, a partir de maio de 1998. Face  a  essa  nova  situação  e  à  crescente  desagregação  da  categoria, após  consulta  às  bases, foi aprovada  a alteração da  razão  social,  através da Diretoria do biênio 1998/1999, passando então  a denominar-se:  “Associação dos  Engenheiros  Ferroviários no Estado de São  Paulo”,  mantendo-se  a  sigla  ASSEF,  a partir  de  10  de  agosto  de  1998,  alterando-se  inclusive os estatutos, adequando-os à nova realidade.

A  seguir  transcrevemos  a  carta   que   deu   origem  ao  processo  de constituição  da  ASSEF,  com  os  respectivos  membros  idealizadores e fundadores, compromissos assumidos etc.

REMINISCÊNCIAS

Em  28  de  janeiro  de  1954  foi  lançada   em  São  Paulo   a  semente  do  que viria ser a ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA  ESTRADA  DE  FERRO SOROCABANA.  É  que naquela data foi dirigida uma carta informal  ao  Engenheiro  Luís Leite Bandeira de Melo então Chefe do Departamento da Via Permanente assim redigida:

“Com  o  propósito  de  restabelecer  a  cordialidade que  sempre existiu entre os engenheiros desta Estrada e que por motivo de aposentadoria dos antigos colegas sem  que os novos tenham  tido a oportunidade de conhecerem os bons resultados da sua convivência ou dos seus trabalhos, venho dirigir-me  a  um  colega, meu atual chefe, e que por certo partilha deste ponto de vista e deste propósito  que  sempre  devem  nortear  as  boas relações e a camaradagem, e solicitar seja sob a sua direção iniciada uma campanha e estabelecida a estrutura-base desse regime de cordialidade.

Com isso  haverá  sempre  maior  possibilidade  de  se conhecerem os que labutam nesta Estrada contribuindo para o melhor entendimento  em  suas  relações  funcionais  e  constituindo um  núcleo de engenheiros ferroviários que mais tarde poderão formar uma entidade de classe cuja inexistência é tão de se lamentar.

Como sugestão e para que não pereça ao se iniciar  a  referida campanha,  tal movimento poderá se restringir à organização das bases estatutárias e promovidas reuniões durante visitas técnicas  a  serem organizadas dentro e fora da Estrada porém deverá ser imediatamente iniciado um trabalho junto a todos os colegas,  antigos  e  novos,  tanto os sediados em São Paulo como no interior. Sugiro assim o início dos trabalhos preliminares  uma  vez  que  a  campanha independe da ação da Estrada sendo extra oficial.

Saudações, Engenheiro Walfredo Cavalcanti.

Simultaneamente  foi  dirigido  o seguinte Memorial a todos os colegas da Sorocabana assinado pelo  Engenheiro  Luís Orsini de Castro, pelo Engenheiro Luís Leite Bandeira de Melo e pelo Engenheiro Walfredo Rebello de Albuquerque Cavalcanti.

“Desde épocas recuadas foi sempre objeto de preocupação dos Engenheiros da Estrada a organização de um núcleo associativo que polarizasse os interesses da classe inclusive o aperfeiçoamento técnico-profissional dos seus componentes. Por motivos os mais diversos não se pode exercitar o plano em todo o seu complexo aspecto porém ficou latente, permanecendo a idéia de se levar avante a velha aspiração o que vem provar a sua legitimidade. Não há dúvida de que a época cheia de dificuldades criando de um lado uma tendência isolacionista por outro lado conclama a uma união – única defesa contra desagregação de princípios e de ideais comuns.

Mas em qualquer época tal objetivo teria de ser alcançado pois que traduz um estado de espírito imanente que se revela em cada um, só esperando uma oportunidade para se concretizar. Propõe-se em resumo um mais freqüente e cordial contato entre os engenheiros da Estrada, mais explicitamente a realização de reuniões periódicas, visitas à obras e serviços técnicos, almoços festivos onde serão dados a conhecer trabalhos de interesse profissional, passeios visando maior conhecimento entre os sócios e suas famílias, etc. No decurso do tempo e sobre tudo após a primeira reunião a ser marcada em breve, serão traçados rumos e aceitas sugestões.

Os signatários deste Memorial convidam todos a assinarem a seguir dando em princípio o seu apoio à campanha. São Paulo, 1 de março de 1954”.

– Em data de 7 de abril de 1954, já com os estatutos elaborados pelos engenheiros Luís de Castro Sette e Victor Amaral de Aguiar, foi aclamado como primeiro presidente da Associação o engenheiro RUY DA COSTA RODRIGUES e escolhido para Secretário Executivo, o engenheiro WALFREDO R. DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI.

– Até a data de 24 de abril de 1959, com cinco anos de existência, a Associação foi dirigida por uma diretoria aclamada e por três Diretorias eleitas em votação direta.

ECOS DA SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 1984/1985

Trinta anos após a sua fundação, em 24 de janeiro de 1984, a Associação de Engenheiros da FEPASA que sucedeu à Associação de Engenheiros da E. F. Sorocabana (que foi declarada de utilidade pública pela Lei 9.387 de 7 de junho de 1966) empossou em seção solene mais uma diretoria.

Convidado na condição de um antigo associado, compareci para assistir ao acontecimento. Lembrei-me então das dificuldades iniciais sofridas e de outras tantas dificuldades que vieram no decorrer de três décadas que tiveram de ser enfrentadas! Lembrei-me também daquela proposição inicial prevendo a época em que os mais antigos vão sendo aposentados e, pela própria contingência do afastamento de suas funções ficam como que marginalizados e, por isso foi prevista no texto do documento de intenção de janeiro de 1954, a motivação para ser criada a Associação. Em verdade a vida continua e a ferrovia também tem de continuar em sua missão social com a sua tecnologia renovada acompanhando o progresso. E felizes são os idealistas incorrigíveis cuja única recompensa pela sua dedicação à profissão que escolheram é a certeza do cumprimento do dever e a oportunidade de haverem podido criar seus filhos para continuarem na missão tal como no passado receberam como herança, boa formação moral.

 

São Paulo, 25 de janeiro de 1.984

Walfredo R. de Albuquerque Cavalcanti

NOSSA LOGO MARCA

Autor: Eng. Luiz Henrique de Melo (Vencedor do concurso de Abril de 1981)

“Logomarca inspirada no perfil de um trilho em seu centro; representando a ferrovia.

Podemos ver no perfil do trilho a representação de uma pessoa, cabeça, pescoço e ombro. Com a união de vários perfis de trilhos, forma uma associação de pessoas, uma atrás da outra, representando a ASSEF.

Mas nossa logomarca também representa força. A logomarca também forma um engate de vagões estilizado, representando a união da classe”.

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Sobre ASSEF

Associação dos Engenheiros Ferroviários no Estado de São Paulo entrega um conjunto de serviços e benefícios para seus associados com atendimento pessoal e inteligente.

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