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Trem turístico da CPTM completa 15 anos de operação

O Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completará nesta quinta-feira (18) 15 anos de operação atendendo passageiros que desejam visitar Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.

O trem parte aos finais de semana da estação da Luz, na capital, mas não de forma simultânea para os três destinos –ou seja, nem todos os destinos estão disponíveis em todos os finais de semana.

Desde o início das atividades, já foram transportados cerca de 200 mil passageiros em 1.319 viagens, tendo Paranapiacaba como destino preferencial. O número poderia ser maior, não fosse a interrupção de praticamente um ano e meio nas operações devido à pandemia de Covid-19.

No primeiro trimestre deste ano, foram 8.230 passageiros transportados até a histórica vila de Paranapiacaba, o que representa 59,5% mais que os 5.159 levados no mesmo período do ano passado.

O percurso é o menor entre os três oferecidos, com 48 km, mas o mais procurado pelos turistas justamente pela história envolvendo Paranapiacaba e a forte influência inglesa na vila. Ela foi primordial para a SPR (São Paulo Railway), ferrovia histórica que ligava Santos a Jundiaí e que, a partir dela, permitiu o desenvolvimento e desbravamento do interior paulista.

Segundo a CPTM, o objetivo da manutenção do serviço operado aos finais de semana é permitir o transporte ferroviário de passageiros e preservar a história paulista.

Além de apreciar a paisagem por ângulos normalmente não vistos, o turista também conhece no trajeto parte da história da ferrovia e das estações. Guias turísticos especializados nos roteiros fornecem informações históricas e curiosidades sobre os destinos.

Para Jundiaí, numa viagem de 60,5 km e segundo destino preferido pelos turistas, 2.063 passageiros viajaram entre a capital e a cidade de janeiro a março, ou 66,9% mais que os 1.236 de igual período de 2023.

Mogi das Cruzes foi o destino de 302 passageiros neste ano, ante os 178 do primeiro trimestre do ano passado. O trecho entre a estação da Luz e a estação de Mogi tem 55 km de extensão.

Para este ano, a previsão da CPTM é transportar um total de 36 mil visitantes, para os três destinos.

LUXO NOS TRILHOS

De acordo com a CPTM, para o futuro é estudada a inclusão de uma categoria luxo no transporte turístico, com o uso de uma litorina (automotriz), com ambiente climatizado e a possibilidade de oferecer serviço de bordo.

A companhia prevê, ainda, a implantação de um vagão restaurante e mais propostas de destinos, para ampliar o público.

Os bilhetes para as viagens são vendidos pelo site da Imply e a liberação ocorre na primeira semana de cada mês. Não há pontos de venda físicos.

Além de sábados e domingos, os embarques são realizados também nos feriados. Os passageiros iniciam o embarque às 8h e o trem parte meia hora depois. O retorno tem embarque iniciado às 16h e partida às 16h30.

A CPTM transporta em média 1,6 milhão de passageiros em dias úteis, em quase 1.700 viagens. As cinco linhas da companhia somam 196 km de trilhos, dos quais 95 km estão na capital.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2024/04/trem-turistico-da-cptm-completa-15-anos-de-operacao/

Novo metrô na Faria Lima: concessão da Linha 1-Azul poderá ajudar a pagar obra

O governo de São Paulo planeja conceder a Linha 1-Azul do metrô para a iniciativa privada, em um formato que o negócio possa ajudar a custear a construção da Linha 20-Rosa, que ligará o ABC à Lapa, passando pela região da Faria Lima e bairros como Moema e Vila Madalena.

“Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a linha 20, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui. Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser ‘repotencializado’ e também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse o governador Tarcísio de Freitas na segunda-feira, 8, durante anúncio de uma nova estação na Linha 10-Turquesa da CPTM.

Atualmente, o Metrô de São Paulo, uma empresa estatal, administra as linhas 1, 2, 3 e 15. Tarcísio já disse que pretende conceder todas elas. Os planos do governo são de negociar essas linhas em um pacote que inclua a construção de um novo ramal, para que a empresa privada obtenha recursos com a operação de uma linha já pronta enquanto constrói outra.

Atualmente, o Metrô de São Paulo, uma empresa estatal, administra as linhas 1, 2, 3 e 15. Tarcísio já disse que pretende conceder todas elas. Os planos do governo são de negociar essas linhas em um pacote que inclua a construção de um novo ramal, para que a empresa privada obtenha recursos com a operação de uma linha já pronta enquanto constrói outra.

Traçado da Linha 20-Rosa

A Linha 20 ainda está em fase de elaboração de projetos. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram realizadas audiências públicas para debater a versão inicial do traçado com os moradores dos bairros que serão atendidos.

Pelo projeto atual, o novo ramal terá 30,9 km de extensão e 24 paradas. Seu traçado parte de Santa Marina, onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja, em construção. Em seguida, passará pela Lapa (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Esmeralda), Vila Romana e sobe até a Rua Cerro Corá. O projeto prevê estender a Linha 2-Verde da Vila Madalena até este novo ponto.

Depois, o traçado desce pela Vila Madalena, com uma parada na rua Girassol e segue até a rua Teodoro Sampaio, rumo à avenida Brigadeiro Faria Lima, principal área de escritórios e de empresas do mercado financeiro da cidade.

O projeto da Linha 20-Rosa prevê duas novas estações perto da avenida, nas esquinas com as ruas Tabapuã e Jesuíno Cardoso. A conexão com a Linha 4-Amarela será feita na estação Fradique Coutinho.

Depois disso, o trajeto passa por Moema (conexão com a Linha 5-Lilás), Indianápolis, Saúde (Linha 1-Azul) e seguiria até o ABC, com estações em São Bernardo do Campo e Santo André. A última parada terá conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM.

A expectativa é que a Linha 20 poderá atender 1,29 milhão de pessoas por dia. Se o cronograma atual se cumprir, o ramal ficaria pronto em 2035, a um custo estimado em R$ 33 bilhões.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2024/04/novo-metro-na-faria-lima-concessao-da-linha-1-azul-podera-ajudar-a-pagar-obra/

Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM que pretende privatizar

O governo de São Paulo anunciou que vai investir R$ 450 milhões de reais em linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A gestão estadual pretende privatizar parte das linhas que irão receber investimentos.

O valor será utilizado para trocar 80 mil dormentes – peças de madeira que compõem os trilhos – e quase 200 quilômetros de trilhos. O contrato com as empresas que serão responsáveis por realizar o serviço, foi homologado no final do mês de março, pouco depois do leilão da Linha 7 – Rubi.

A concessão das linhas 11–Coral, 12–Safira e 13-Jade está prevista para este ano.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu o investimento. “A gente tem que continuar fazendo a manutenção e vamos estruturando paulatinamente e, de forma simultânea, os projetos de concessão. Lá na frente, o projeto de concessão deu certo, a gente transfere esse encargo para concessionaria”, afirma.

Falta de manutenção dos trilhos

Segundo dados da própria CPTM, a viagem dos passageiros chega a levar até 14 minutos a mais de trajeto por problemas na falta de manutenção dos trilhos.

Quando é identificado algum problema na linha, por segurança, os trens são obrigados a reduzir a velocidade.

  • A Linha 7 – Rubi, é a mais afetada: a viagem chega a levar 14 minutos a mais por excesso de desgaste nos trilhos e risco de queda da cobertura de uma plataforma. Quando ocorre um problema, os trens são obrigados a reduzir a velocidade em dez trechos do trajeto entre a Luz e Jundiaí.
  • As linhas 11 – Coral e 12 – Safira sofre com os mesmos problemas
  • Na Linha 10-Turquesa, os trens sofrem com desnivelamento da via e desgaste dos dormentes.

A CPTM disse que faz a manutenção preventiva e corretiva da malha de trilhos e que, independentemente de eventuais concessões, a responsabilidade sobre a operação é do estado.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2024/04/governo-de-sp-investe-r-450-milhoes-em-linhas-da-cptm-que-pretende-privatizar/

Tarcísio tira R$ 27 milhões da Secretaria da Administração Penitenciária para CPTM

Valor previsto para ações de gestão humana e segura da custódia paulista foi transferido via decreto publicado no Diário Oficial de quarta-feira (18/10) para setor na mira de privatizações

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tirou R$ 27 milhões da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) e destinou o valor para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa que está na mira de privatizações.

A transferência de verba ocorreu na quarta-feira (18/10) após publicação no Diário Oficial do decreto 68.025. Segundo o texto, a medida orçamentária ocorre para abrir crédito suplementar (uma verba adicional) para a CPTM com objetivo o pagamento de despesas. 

O valor foi retirado do programa de gestão humana e segura da custódia da SAP. A secretaria teve aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) o valor de R$ 5.646.641.547 previstos para custeio dos serviços geridos pela pasta (confira decreto abaixo). 

No total, a LOA aprovada pelos deputados estaduais em dezembro do ano passado previu orçamento de R$ 317 bilhões no estado para o primeiro ano sob o comando de Tarcísio. 

A redução no orçamento da SAP ocorreu em um montante destinado à ação chamada de “Gestão Humana e Segura da Custódia”. Para essa atividade, a LOA destinou R$ 54.418.170 — considerando o recente corte, o valor fica em cerca de R$ 26 milhões.

Leia o decreto na íntegra: https://ponte.org/wp-content/uploads/2023/10/Diario-oficial-sao-paulo-18-outubro-2023.pdf

Por meio do recurso seriam desenvolvidas atividades como o gerenciamento dos serviços de segurança, controle disciplinar e fiscalização da execução e também atividades cotidianas das unidades prisionais e hospitais de custódia. 

Ponte procurou o governo Tarcísio por meio da assessoria de imprensa da Casa Civil e do gabinete questionando a motivação da transferência de recursos. Não houve retorno até a publicação.

Para Felippe Angeli, coordenador de advocacy do Justa, a falta de transparência em relação aos créditos suplementares. Angeli defende que o processo que baseou a transferência de recurso seja público e os motivos sejam apresentados pelo governo. 

“Independente que tenhamos créditos suplementares, coisas que o governador possa, por uma parte, alterar, é princípio da administração pública que todos os atos da administração têm que ser motivados. Esse é um ato de administração, um decreto, há que se ter uma motivação para isso”, diz Angeli. 

Ele sugere que fique disponível no Portal da Transparência, na parte de transparência ativa, as decisões que baseiam a abertura de créditos suplementares. Essa ação seria capaz de dar mais lisura para a ação do Executivo. “A lógica do orçamento é que ele de fato seja composto pelos interesses de toda a sociedade”, defende. 

Em relação à retirada de recursos da SAP, Angeli traz dados produzidos pelo Justa em 2021. Segundo levantamento, para R$ 1.769 gastos com polícia em São Paulo, foram gastos R$ 505 com o sistema carcerário e apenas 1 real com os egressos. 

“Temos um funil de investimentos que é muito marcado. Há um sobreinvestimento na polícia, um investimento significativamente menor no sistema prisional, não só na infraestrutura, mas também no custeio desse serviço”, diz Angeli.

Antes mesmo de assumir o governo, Tarcísio de Freitas já tinha recebido um raio-x da situação do sistema penitenciário paulista. Relatório produzido pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo (SIFUSPESP), e entregue ao então governador eleito, indicava déficit de pessoal para o setor. 

Ao rejeitar a prestação de contas da pasta referente a 2021, o Ministério Público de Contas também elencou gargalos. Os principais foram a superlotação das unidades prisionais e falta de profissionais de saúde e de policiais penais.  

A SAP administra 182 unidades prisionais (entre penitenciárias, centros de detenção provisória, centro de progressão penitenciária, etc.). No próprio site da pasta é possível visualizar dados sobre o problema. 

Em um mapa interativo, que lista as unidades prisionais, é possível conferir a capacidade de atendimento e a ocupação de cada uma delas. No CPP I “Dr. Alberto Brocchieri”, em Bauru, por exemplo, 2.550 pessoas estão presas enquanto a ocupação prevista é para 1.710 pessoas.

A destinação de recursos para a CPTM também chama atenção já que a companhia está à beira de mais uma privatização. A companhia de trens é prometida para a iniciativa privada desde a campanha de Tarcísio. Hoje, ela opera com cinco linhas públicas (7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade). Em 2021, no governo João Doria, a empresa privada ViaMobilidade assumiu a gestão dos trajetos 8-diamante e 9-esmeralda. 

Já a linha 7-rubi deve ser privatizada por Tarcísio. O leilão para concessão está marcado para fevereiro do ano que vem. Contrários ao processo de privatização do governo (que também inclui linhas do metrô e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp), os servidores realizaram uma greve no dia 3 de outubro

Em entrevista coletiva no dia da paralisação, Tarcísio chamou o movimento de ilegal e abusivo. Ele também não recuou ao falar sobre a privatização dos serviços e falou que a etapa atual em relação a CPTM é de estudos. 

Fonte: https://ponte.org/tarcisio-tira-r-27-milhoes-da-secretaria-da-administracao-penitenciaria-para-cptm/

O cronograma para concessão das linhas da CPTM e do Metrô em São Paulo

Governo de Tarcísio Gomes de Freitas deve dar prosseguimento na concessão de linhas do transporte metropolitano no primeiro semestre de 2024

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, deve dar celeridade no processo de desestatização e concessão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, e do Metrô do estado. A ideia, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos de São Paulo, é viabilizar a concessão de quatro linhas de trens: 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 14-Ônix. “A estruturação dessas concessões está em andamento e as primeiras audiências públicas devem ser realizadas no primeiro semestre de 2024”, afirma o governo estadual.

O investimento previsto pela repartição é de 11 bilhões de reais, impactando positivamente 2,1 milhões de passageiros por dia. “Com esses projetos, serão estabelecidos novos pontos de transferência, aliviando o fluxo de passageiros nas estações de integração localizadas no centro de São Paulo”, diz em nota a secretaria. 

O governo também informa que foram contratados estudos para avaliar parcerias público-privadas (PPPs) para a implementação de novas linhas do Metrô: 19-Celeste, e 20-Rosa. As operações demandarão aporte estimado de 25 bilhões de reais. A linha 19 interligará a capital a Guarulhos, em um trecho de cerca de 16 quilômetros e com 15 novas estações. A 20, por sua vez, terá uma extensão aproximada de 30 quilômetros e 24 estações entre São Paulo e o ABC Paulista. “O objetivo desses estudos é acelerar investimentos na expansão da rede de transporte metropolitano sobre trilhos, ampliando o acesso à população ao sistema”, afirmou a secretaria.

Na última terça-feira, 3, servidores da CPTM e do Metrô convocaram greve para protestar contra os planos do governo de conceder parte da operação do transporte metropolitano do estado à iniciativa privada — o protesto também foi aderido por funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp. Hoje, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda são concedidas a empresas do Grupo CCR. Em meio ao caos provocado pela interrupção do serviço no dia 3, as linhas privatizadas continuaram operando — a exceção foi a linha 9, que apresentou falha.

Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/o-cronograma-para-concessao-das-linhas-da-cptm-e-do-metro-em-sao-paulo/amp/

Trem turístico até Paranapiacaba está com vendas abertas para novembro; saiba como comprar

Se você é um apaixonado por viagens que envolvem história, natureza e experiências únicas, temos uma ótima notícia para você! As vendas para o trem turístico que leva até Paranapiacaba, uma charmosa vila histórica localizada na Serra do Mar, já estão abertas para o mês de novembro. Prepare-se para uma jornada emocionante através da história ferroviária do Brasil e da beleza cênica da Mata Atlântica.

Devido a alta procura, o link de compras está apresentando instabilidade! Mas continuem tentando pelo link abaixo.

Link: https://expressoturisticocptm.eleventickets.com/#!/home

Nesta viagem, você terá a oportunidade de viajar a bordo de uma locomotiva única, que transporta os viajantes com elegância e nostalgia. Esta máquina, um modelo Alco RS-3 fabricado em 1952, é uma verdadeira joia da história ferroviária, trazendo de volta o charme das viagens no passado.

É crucial acompanhar o site regularmente, pois os ingressos costumam se esgotar rapidamente. O passeio até Paranapiacaba oferece partidas tanto da Estação da Luz, em São Paulo, quanto da Estação Celso Daniel, em Santo André. O trajeto cobre aproximadamente 48 km e tem uma duração de cerca de 90 minutos.

Enquanto estiver a bordo, você terá a oportunidade de apreciar um pedaço da vegetação nativa remanescente da Serra do Mar e escutar fascinantes histórias sobre as ferrovias paulistas, compartilhadas pelos agentes da CPTM. Vale ressaltar que, além do destino em Paranapiacaba, a CPTM oferece trens turísticos partindo de São Paulo para Jundiaí e Mogi das Cruzes.

Paranapiacaba é uma pitoresca vila inglesa, onde você poderá vivenciar os costumes dessa comunidade e explorar fragmentos da antiga presença inglesa. Este passeio oferece um circuito histórico que combina o patrimônio urbano com as belezas naturais, proporcionando uma experiência rica em cultura, lazer e história. Entre os locais que você poderá visitar estão a impressionante mansão do engenheiro chefe, o primeiro campo de futebol do Brasil e um emocionante city tour a pé pela vila. Além disso, haverá tempo livre para compras e uma visita guiada ao Museu-Castelo.

Fonte: https://vipzinho.com.br/trem-turistico-ate-paranapiacaba-esta-com-vendas-abertas-para-novembro-saiba-como-comprar/

São Paulo terá greve conjunta no METRÔ e na CPTM no dia 03/09/2023

Sindicatos dos Metroviários e de Ferroviários marcaram paralisação de 24 horas para a primeira terça-feira de outubro em protesto contra as privatizações anunciadas pelo governo Tarcísio de Freitas

São Paulo deverá enfrentar dificuldades na mobilidade urbana que há muito tempo não ocorriam. O motivo é a greve conjunta de funcionários do Metrô e da CPTM, marcada para a terça-feira, 3 de outubro.

A paralisação de 24 horas foi aprovada pelos sindicatos das categorias como forma de protesto sobre os planos de concessão e privatização das duas companhias estaduais de transporte e também da Sabesp, estatal responsável pelo saneameno básico no estado.

Nesta terça-feira, o Sindicato dos Metroviários aderiu à greve em assembleia realizada durante a noite. Dois sindicatos ligados à CPTM também já haviam confirmado a decisão de cruzar os braços.

A greve deverá afetar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô e as linhas 7-Rubi, 10 Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

Já os quatro ramais operados pela iniciativa privada (linhas 5-Lilás, 4-Amarela, 8-Diamante e 9-Esmeralda) em tese deverão funcionar normalmente. Apesar disso, o impacto no deslocamento dos passageiros deve ser grande já que tem sido raro que as greves no Metrô e na CPTM coincidam já que as negociações por reajustes anuais é feita separadamente.

Planos de conceder malha sobre trilhos até 2026

A despeito dos protestos dos funcionários do Metrô e da CPTM, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) não tem mostrado qualquer relutância em seguir com o plano de desestatização.

Durante a 29ª Semana Metroferroviária, realizada na semana passada em São Paulo, o secretário executivo da Secretaria de Parcerias em Investimento, André Isper Rodrigues Barnabé, atualizou a situação do projeto.

Segundo ele, o governo pretende repassar para a inciativa privada todos os ramais atualmente em operação pelas empresas estaduais até 2026.

Os sindicatos e funcionários do Metrô e da CPTM têm, por outro lado, criticado o serviço prestado pelas concessionárias, sobretudo a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9.

A greve tem como pauta exigir que o governador Tarcísio de Freitas suspenda o “processo de privatizações imediatamente, cancele os pregões de terceirizações do Metrô e consulte a população através de um plebiscito oficial sobre a entrega das empresas à iniciativa privada”.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/sao-paulo-tera-greve-conjunta-no-metro-e-na-cptm-no-dia-3-de-outubro/

REFER: RECADASTRAMENTO E PROVA DE VIDA – APP RECAD REFER

Informamos que a partir do dia 25 de setembro de 2023 estaremos realizando o Recadastramento e Prova de Vida dos beneficiários de todos os Planos administrados pela Fundação.

O Recadastramento e a Prova de Vida devem ser realizados até o dia 30 de novembro de 2023, por meio do App RECAD REFER, já disponível nas lojas de aplicativos.

No endereço www.refer.com.br/recadastramento estão disponíveis todas as informações, incluindo material explicativo em vídeo, passo a passo e “Perguntas e Respostas”.