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Estação Mendes Vila Natal da CPTM será entregue no dia 10 de agosto.

Via Trolebus – O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, estabeleceu uma data para entrega da estação Mendes-Vila Natal, na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

De acordo com o titular da pasta, a futura parada após o Grajaú vai ser aberta à população no dia 10 de agosto. O futuro ponto de embarque e desembarque deve operar em um primeiro momento em horário reduzido, a chamada operação assistida.

Em 2022 é prometido a entrega da próxima estação, mais ao extremo sul de São Paulo, que é a Varginha.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/08/estacao-mendes-vila-natal-da-cptm-sera-entregue-no-dia-10-de-agosto/

Governo Doria marca para 16 de agosto audiência pública para apresentação do projeto de PPP do TIC Eixo Norte.

Diário do Transporte – O projeto do Trem Intercidades deu mais um passo em direção à concretização do processo licitatório. Neste mês de agosto as minutas do processo licitatório passarão pelos processos de audiência e consulta pública.

A audiência já está marcada para 16 de agosto, às 14h.

Esta foi uma das resoluções aprovadas em Reunião Conjunta Ordinária do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED) e do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPPP), realizada nessa quinta-feira, 29 de julho de 2021.

Nessa oportunidade, os Conselhos aprovaram as premissas preliminares da modelagem da Concessão Patrocinada (PPP) do Trecho I do Sistema de Trem Intercidades e da Linha 7 Rubi da CPTM.

O Grupo de Trabalho (GT), que atuou com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID, apresentou os resultados para consolidação da modelagem do projeto de Parceria Público-Privada/PPP para o conjunto de serviços denominado “TIC Eixo Norte”.

O TIC Eixo Norte compõe-se dos serviços de transporte de passageiros da Linha 7-Rubi, operada pela CPTM, e dos futuros sistemas do Trem Intermetropolitano (TIM) e do Trem Intercidades (TIC).

A apresentação dos resultados do GT foi feita pelo Secretário Executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), Paulo Galli, que abordou as premissas principais da atual modelagem, no formato de Concessão Patrocinada, para a delegação dos serviços públicos de transporte de passageiros sobre trilhos no eixo entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

O projeto inclui operação, manutenção e obras, e tem como objetivos a melhoria da qualidade dos serviços prestados da Linha 7-Rubi da CPTM, e a construção e operação do “Trem Intercidades”.

O TIC Eixo Norte, de acordo com Paulo Galli, atenderia as demandas de serviços “expresso” e “parador”:

= Expresso TIC: expresso entre São Paulo – Jundiaí – Campinas, linha com 101 km de extensão, prevendo parada intermediária em Jundiaí;

= Trem Intermetropolitano – TIM: serviço parador entre Francisco Morato – Jundiaí – Campinas, trecho com 65,8 km, 9 estações e atravessando 8 municípios (Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo e Francisco Morato); e

= Serviço parador metropolitano: Linha 7-Rubi, ligando São Paulo a Francisco Morato, com 35,19 km, 13 estações e atendendo 4 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato).

Como investimentos, o Secretário Executivo da STM destacou as obras na via permanente, a implantação de rede aérea, aquisição de material rodante, sinalização, melhorias nas estações e despesas socioambientais. O prazo total de contratação será de 30 anos.

A modelagem econômico-financeira preliminar projetou quatro fontes de receitas:

= aporte público para compor os recursos necessários para os investimentos obrigatórios;

= contraprestação paga pelo Poder Concedente pela operação do serviço da Linha 7-Rubi e TIM;

= receitas tarifárias do TIC percebidas diretamente pela concessionária; e

= receitas acessórias.

As principais diretrizes da estrutura tarifária preveem o pagamento por disponibilidade para os serviços da Linha 7-Rubi e TIM, e liberdade tarifária à concessionária para o serviço expresso (TIC), “condicionada ao teto previamente estabelecido por viagem, permitindo ao parceiro privado aplicar sistema de cobrança comercial por quilometragem, por classe de serviço e por desconto”.

Paulo Galli apresentou ao final o cronograma propositivo para os próximos encaminhamentos do projeto “TIC Eixo Norte”.

Como passo inicial, a realização de audiência e consulta pública às minutas dos instrumentos licitatórios no mês de agosto de 2021.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Como mostrou o Diário do Transporte, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou no final de junho de 2021, as diretrizes para execução do orçamento estadual para 2022.

Na área de Transportes, as prioridades estão concentradas no item VI – Qualidade de Vida Urbana, com Moradia Adequada e Mobilidade.

As metas descritas para o ano que vem envolvem obras do Metrô de SP e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um dos projetos definidos é a viabilização da PPP do Trem Intercidades São Paulo-Campinas.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/08/governo-doria-marca-para-16-de-agosto-audiencia-publica-para-apresentacao-do-projeto-de-ppp-do-tic-eixo-norte/

Governo de SP tenta avançar com privatizações em todas as linhas da CPTM.

Band.com – O governo de São Paulo tenta avançar com as privatizações de todas as linhas da CPTM ainda sob gestão pública. O objetivo é conceder à iniciativa privada todas as linhas da CPTM ainda sob gestão do governo de São Paulo.

Para isso, a primeira etapa desse processo já começa nesta semana, com a apresentação da consulta pública sobre a privatização da Linha 7-Rubi, que vai de Jundiaí ao centro de São Paulo, e do Trem Intercidades, entre Campinas e Santos, passando pela capital paulista.

O governo quer incluir nesse mesmo pacote a concessão da linha 10-Turquesa, que passa pelo ABC Paulista, como explicou a reportagem o Secretário de Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy.

“Essa eventual possibilidade da Linha-10 no projeto da Linha-7 mais o trem intercidades. Ali o nosso objetivo é que tenhamos três tipos de serviços. Nós temos o serviço parador, o semi-expresso e o expresso, que poderia utilizar uma linha exclusiva para que pudesse ser realizado entre São Paulo e Campinas e vice-versa em até 60 minutos. O meu objetivo é que consigamos licitar até o 1º semestre de 2022”, disse.

As demais linhas do sistema da CPTM, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, estão em estudo para concessão.

No caso da 13, a diretoria da Anac aprovou recentemente um termo aditivo no contrato de concessão da GRU Airport que inclui entre as obrigações da concessionária o investimento de implantação do people mover, uma espécie de monotrilho que fará a conexão dos trens com os terminais.

Além dessa ampliação, o secretário Alexandre Baldy disse quais outras melhorias serão propostas no futuro contrato de concessão.

“Há também os estudos que começam da possível concessão das linhas 11,12 e 13 para que a gente possa também verificar se é viável. Cito aqui, por exemplo, a melhoria da estação Guaianazes, que é uma estação muito demandada, de uma extensão de mais uma estação na linha 11, chegando até o extremo da cidade de Mogi e a linha 12 que poderia voltar a integrar em Itaquaquecetuba, com a linha 11”, disse.

O processo de privatização das linhas da CPTM começou em abril desde ano, com a concessão da 8-Diamante e 9-Esmeralda ao consórcio ViaMobilidade, formado pela CCR e Grupo Ruas, por 30 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, os investimentos nas duas linhas desde então chegou a R$ 3,2 bilhões.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/08/governo-de-sp-tenta-avancar-com-privatizacoes-em-todas-as-linhas-da-cptm/

Tarcísio diz que leis estaduais tornam ‘urgente’ MP de novo regime de ferrovias.

Estadão – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta terça-feira, 20, que o avanço do regime de autorização de ferrovias em leis estaduais torna mais urgente a necessidade de o governo editar uma Medida Provisória (MP) para liberar o modelo em âmbito federal. Ele afirmou que esse regime já vem sendo discutido pelo Congresso por dois anos, sem, no entanto, prosperar e virar lei.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, investimentos de pelo menos R$ 25 bilhões aguardam que os parlamentares deem aval para o modelo de autorização de ferrovias. A partir de uma MP, a implantação do modelo poderia ser acelerada. De qualquer forma, o texto precisaria ser aprovado pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

A modalidade permite que ferrovias sejam construídas sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização. Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão. Esse formato continuará existindo, e a escolha do regime vai depender do modelo de negócio.

A autorização é pensada principalmente para empresas que têm interesse em ligar destinos pelo modal ferroviário e baratear o custo do transporte de cargas. Ou seja, surge onde o privado enxerga oportunidades.

Tarcísio já havia dito há algumas semanas que o governo avaliava editar uma MP para destravar o modelo mais rapidamente. No entanto, alertou que ainda tinha esperança de o assunto avançar no Congresso. Hoje, o projeto aguarda votação pelo Senado. Nesta terça, no entanto, o ministro foi mais enfático sobre a “urgência” em se publicar a medida provisória.

O movimento do governo é pressionado pelo avanço de legislações estaduais que permitem a autorização de ferrovias dentro dos limites de seus respectivos Estados. Ontem, o governo de Mato Grosso abriu um chamamento público para a construção de ferrovia que conecte Rondonópolis a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde. A iniciativa deve atender o interesse da Rumo em expandir a operação da Malha Norte, que funciona sob concessão federal.

“A gente percebe que alguns marcos estaduais já estão sendo lançados, alguma ferrovias já começaram a ser autorizadas, como foi o anúncio do governo do MT agora, mas é preciso fazer com que essas ferrovias conversem com o todo, precisamos ter as estaduais perfeitamente integradas com as federais”, disse Tarcísio, segundo quem, no caso de MT, a extensão promovida é “bem-vinda”.

“Mas pode ser que em outros casos a gente não tenha essa mesma sinergia. É preciso disciplinar um pouco esse assunto, que não tenha nenhum tipo de perda de eficiência na conexão dos projetos. Essa é a preocupação, e talvez por isso seja mais urgente hoje editar a medida provisória, uma vez que a nossa iniciativa de promover a discussão no âmbito de projeto de lei não tem prosperado”, afirmou o ministro em live promovida pelo Valor Econômico.

Ferrogrão
O ministro voltou a defender o projeto de construção da Ferrogrão, que encontra percalços para sair do papel diante de protestos de organizações ligadas à proteção do meio ambiente. Tarcísio, que recentemente classificou o discurso ambiental contra a obra como “cortina de fumaça” criada por quem não quer o ambiente de competição que será imposto com o novo traçado, afirmou hoje ser preciso separar o que é ideologia e interesse comercial e o que é “de fato” uma visão de proteção ambiental.

O ministro disse ter “certeza” que nenhum dos ativistas que se coloca contra a ferrovia já percorreu a BR-163 – rodovia que hoje escoa carga alvo da Ferrogrão – ou conhece profundamente o projeto idealizado pelo governo. “Quem fala que vai devastar floresta, acabar com o meio ambiente, está mentindo”, afirmou.

Para Freitas, quem defende, por exemplo, a duplicação da BR-163 em detrimento da Ferrogrão, mostra não entender de sustentabilidade. O ministro disse ainda que a discussão sobre a extensão da Ferronorte (Malha Norte, operada pela Rumo) ser uma melhor saída não considera o debate sobre aumentar a competição no setor.

“Como um empreendimento ferroviário, que funciona como barreira verde, que tira um milhão de toneladas de CO2 ano da atmosfera, que promove plantio compensatório, que vai nascer com selo verde, que se submete ao processo de licenciamento ambiental pode não ser sustentável? Quem defende isso desconhece a geografia da região, a BR-163, a quantidade de caminhões que transitam lá todo dia. Eu tenho certeza que esses ativistas nunca botaram os pés lá”, continuou o ministro, para quem a “guerra colocada” tem caráter ideológico “muito forte”.

Atualmente, o andamento do projeto está parado em razão de uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo envolve a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará. Além da ação no STF, o Ministério Público Federal (MPF) e mais cinco organizações da sociedade civil pediram ao Tribunal de Contas da União (TCU) que o projeto fosse barrado provisoriamente, neste caso por uma discussão envolvendo o momento de consulta aos povos indígenas afetados pela ferrovia.

O ministro voltou a dizer que o governo está confiante nos argumentos jurídicos que buscam reverter a decisão do STF. O projeto de concessão da Ferrogrão prevê 933 quilômetros de trilhos, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), nas margens do Rio Tapajós, no Pará. Só para implantar a ferrovia serão necessários R$ 8,4 bilhões de investimentos privados. A obra é projetada para ser o principal centro de escoamento de grãos de MT, papel que hoje é exercido pela BR-163.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/07/tarcisio-diz-que-leis-estaduais-tornam-urgente-mp-de-novo-regime-de-ferrovias/?utm_campaign=newsletter_22-07-2021_-_21_e_22_07_-_2x_-_le&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Alstom entregará 36 trens para as linhas 8 e 9 da CTPM, em SP.

Valor Econômico – A fabricante de trens Alstom entregará 36 composições de oito vagões para as linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A companhia foi selecionada pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas por 30 anos.
Segundo a Alstom, a nova frota será composta pelo mesmo modelo que já opera nas linhas 12 e 13 da CTPM e por consumir menos energia, consequentemente, é mais eficiente em termos energéticos. A capacidade dos trens é de 2,6 mil passageiros e terá espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As composições contarão com tecnologias como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, além de sistemas de detecção e extinção de incêndios.

A Alstom não informou quando os novos trens serão entregues.

“Estamos satisfeitos que a ViaMobilidade tenha escolhido a Alstom para fabricar os novos trens. Isso reforça a posição da Alstom como provedora de mobilidade global com soluções inovadoras, que são calibradas para as necessidades de cada cliente”, disse Pierre Bercaire, diretor executivo da Alstom Brasil, em comunicado.

Segundo dados divulgados antes da pandemia de covid-19, os trens das linhas 8 e 9 transportam mais de um milhão de passageiros por dia.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/07/alstom-entregara-36-trens-para-as-linhas-8-e-9-da-ctpm-em-sp/?utm_campaign=newsletter_22-07-2021_-_21_e_22_07_-_2x_-_le&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Google Maps avisará sobre a lotação de trem em mais de 100 cidades.

Mundo Conectado – A Google vinha testando nos últimos meses o recurso do Maps que avisava a sobre a aglomeração no transporte público para o usuário, mas a empresa vinha fazendo apenas testes em algumas cidades. Agora a gigante das pesquisas está começando a ampliar os países onde esse novo recurso, além de uma nova atualização para o aplicativo de mapas, que também vai passar a dar mais informações sobre algumas viagens anteriores.

Esse recurso vinha sendo testado pela empresa desde 2019, antes mesmo de começar a pandemia por causa do coronavírus, algo que acabou dando uma importância ainda maior para essa novidade, ajudando usuários a evitarem transportes lotados. Desde então a empresa vinha testando o recurso em aproximadamente 200 cidades, mas agora o recurso de superlotação do Maps estará chegando para “mais de 10.000 agências de trânsito em 100 países”.

Para gerar as informações sobre o estado de lotação do transporte público, o aplicativo de mapa da empresa usa uma mistura de dados de localização de alguns usuários, além de relatórios feitos pelos mesmo, para informar a situação dos trens. Segundo a Google, ela deixa esses dados dos usuários como anónimos para gerar o relatório de lotação.

Atualmente, na grande maioria das cidades onde esse recurso vai funcionar, o mapa irá mostrar o estado geral da linha que o usuário está utilizando, mas a desenvolvedora já está estudando detalhar ainda mais essas informações. Em Nova York e Sydney, o Google Maps irá detalhar como está a lotação em cada um dos vagões do transporte público.

Além dos dados dos usuários, a Google também informa que para esse recurso de lotação em vagões individuais, a empresa contará com a cooperação das agências de transporte público, que serão as responsáveis por passar essas informações mais detalhadas.

Junto a essas novidades, o aplicativo de mapas também fará uma “linha do tempo” de viagens no transporte público do usuário, que poderá ser acessado através de uma nova guia que será chamada de ‘Insights’. Com isso a empresa oferecerá ao usuário detalhadamente alguns dados, como o tempo e a distância percorrida no transporte público.

A Google anunciou que o novo recurso do Google Maps está chegando para mais de 100 países, mas não detalhou quais serão esses, e nem se o Brasil está nessa lista.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/07/google-maps-avisara-sobre-a-lotacao-de-trem-em-mais-de-100-cidades/?utm_campaign=newsletter_22-07-2021_-_21_e_22_07_-_2x_-_le&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

SP: ferroviários da CPTM anunciam greve para a próxima quinta (15).

Paralisação foi marcada em assembleia de sindicatos para reivindicar reajuste salarial. Todas as linhas devem ser afetadas.

Os ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciaram uma greve, prevista para a zero hora da próxima quinta-feira (15), definida durante reunião entre os Sindicato Sorocabana e os sindicatos dos Ferroviários e Engenheiros de São Paulo. A decisão deve atingir todas as linhas da CPTM.

“Reunimos a categoria em assembleias em cada sede seguindo todos os protocolos de segurança de saúde. Estamos em greve desde o dia 1º de abril, depois do calote que sofremos em relação ao PPR. A empresa também não aceita as cláusulas econômicas propostas para o ACT 21/22″, afirma José Claudinei Messias, presidente interino do Sindicato da Sorocabana.

A CPTM não realiza reajustes salariais há dois anos, e atualmente no ACT 21/22, está atrasando a data-base da nova proposta e colocando em risco a saúde financeira dos ferroviários. 

Além disso, no que diz respeito ao pagamento do PPR 2020, a empresa não aceitou o acordo proposto pelo Ministério Público para a liquidação da dívida, que já tem duas parcelas vencidas.

A categoria enfatiza que os ferroviários estão na linha de frente e são considerados categoria essencial, sem qualquer consideração pela empresa ou Governo Estadual. Além disso, reclamam que durante a pandemia tiveram de comprar seus equipamentos de segurança, como máscara e álcool gel, que passaram a ser fornecidos somente após decisão judicial após ação judicial do Sindicato e Ministério Público.

Fonte: https://noticias.r7.com/sao-paulo/sp-ferroviarios-da-cptm-anunciam-greve-para-a-proxima-quinta-15-07072021

Vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegam ao Porto de Santos, SP.

G1 – Os vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegaram ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (3). Cerca de 120 vagões carregados de soja vieram dos terminais de Rio Verde, em Goiás, e São Simão (SP).

A viagem marca o período de testes da futura operação da Malha Central, da ferrovia Norte-Sul. A primeira viagem começou no terminal de Rio Verde, onde foram carregados 40 vagões com soja. O trem passou por São Simão e outros 80 vagões com soja foram adicionados na composição. Os 40 primeiros vagões foram descarregados em Santos e os outros em um terminal da margem esquerda do porto, em Guarujá.

Esse trecho da ferrovia facilitará o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste para o Porto de Santos. Ele é operado pela Rumo, empresa que arrematou, em leilão, em março de 2019, os tramos central e sul da ferrovia.

Para tornar a malha ferroviária operacional, a empresa investiu em obras de infraestrutura e terminais, incluindo a implantação de trilhos e a construção de quatro pontes entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Com duração de 30 anos, o contrato abrange 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), que estarão totalmente operacionais até o fim de julho de 2021.

De acordo com o Governo Federal, a Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto foi anunciado ainda durante o governo José Sarney (1985-1990), foi desenhada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional. Uma projeção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que a demanda potencial da Norte-Sul é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.

A Ferrovia Norte-Sul reduz os custos de transporte e, assim, barateia a comercialização dos produtos no mercado interno e os torna mais competitivos no exterior. O transporte ferroviário incentiva a produção agrícola, reduz a emissão de poluentes e os acidentes em estradas.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/06/vagoes-da-primeira-viagem-de-trem-da-ferrovia-norte-sul-chegam-ao-porto-de-santos-sp/