Valor Econômico – A fabricante de trens Alstom entregará 36 composições de oito vagões para as linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A companhia foi selecionada pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas por 30 anos.
Segundo a Alstom, a nova frota será composta pelo mesmo modelo que já opera nas linhas 12 e 13 da CTPM e por consumir menos energia, consequentemente, é mais eficiente em termos energéticos. A capacidade dos trens é de 2,6 mil passageiros e terá espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As composições contarão com tecnologias como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, além de sistemas de detecção e extinção de incêndios.

A Alstom não informou quando os novos trens serão entregues.

“Estamos satisfeitos que a ViaMobilidade tenha escolhido a Alstom para fabricar os novos trens. Isso reforça a posição da Alstom como provedora de mobilidade global com soluções inovadoras, que são calibradas para as necessidades de cada cliente”, disse Pierre Bercaire, diretor executivo da Alstom Brasil, em comunicado.

Segundo dados divulgados antes da pandemia de covid-19, os trens das linhas 8 e 9 transportam mais de um milhão de passageiros por dia.

Fonte: https://revistaferroviaria.com.br/2021/07/alstom-entregara-36-trens-para-as-linhas-8-e-9-da-ctpm-em-sp/?utm_campaign=newsletter_22-07-2021_-_21_e_22_07_-_2x_-_le&utm_medium=email&utm_source=RD+Station