É do conhecimento de todos a grande disputa por “cargos honoríficos” do sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, mas não a motivação que leva esta disputa se tornar uma guerra sem fim. Alguns especulam o controle de tanta verba envolvida, os que estão dentro do sistema insistem em dizer que é pelo “amor a classe” e para o “bem da sociedade”. 

O problema começa quando fica claroque existe sim algo errado e mais claro ainda que estamos próximos de descobrir o motivo que leva o sistema e seus envolvidos a gastarem mais com processos judiciais do que com o próprio pleito eleitoral.

A autarquia em São Paulo parece ter chegado a um desfecho nada atraente para os profissionais de forma geral, pois diante de tantos escândalos eleitorais, em decisão tomada pelo STF, Superior Tribunal Federal, as eleições por lá não tem qualquer valor, ou seja, continuam anuladas. 

Pensando bem, se fizermos as contas, nos daremos conta de que foi o dinheiro dos profissionais de engenharia, ou melhor, muito dinheiro dos profissionais de engenharia que foram “investidos” para que o sistema continuasse articulado e no final das contas, mais dinheiro ainda vai ser gasto para a realização de novas eleições. Mas será que desta vez farão pela internet como já sugerimos muitas vezes, ou teremos mais gasto com eleições de papel?

Fato é que a justiça está sendo feita e isto realmente deveria acontecer, mas fica o pensamento de que se o sistema já esperava esta anulação, qual foi a motivação que os levou a insistir e pior, homologar o canditado Vinicius Marchese como se a lei e a manifestação de profissionais em todo Brasil não existissem. Sim, isto foi feito propositalmente mediante acordos que já veio às claras.

Precisamos agora da intervenção do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e de quem mais puder ajudar a realizar uma auditoria nas contas do sistema CONFEA/CREA para sabermos a real motivação de tanta batalha por estes cargos, a princípio, honoríficos.

Fato é que estes acontecimentos são uma vergonha explícita aos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, que confiam cada vez menos em seu Conselho Profissional.

O Engenharias.Org entrou em contato com a assessoria de imprensa do CREA-SP e, como sempre, não houve qualquer resposta ou manifestação por parte do mesmo.

Fonte: https://www.engenharias.org/blog/decis-o-do-stf-mantem-nulas-elei-es-do-crea-e-nova-data-ser-marcada?utm_source=STF&utm_medium=STF&utm_campaign=STF&utm_content=STF